terça-feira, 8 de setembro de 2020

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de outubro de 1966, na 14ª sessão da conferência geral da UNESCO. Foi comemorado pela primeira vez em 1967. Seu objetivo é destacar a importância da alfabetização para indivíduos, comunidades e sociedades.


Falar em Alfabetização é falar de Paulo Freire.

Data de nascimento: 19/09/1921.

Data de falecimento: 02/ 05/ 1997.


Paulo Régis Neves Freire Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.

É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.


"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."

 

"Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça?"


"Lavar as mãos" em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele."


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."


"Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes."


"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."


"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."


"Não se pode falar de educação sem amor."


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."


"A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."


"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."


"O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, implantado durante o regime militar) nasceu para negar meu método, para silenciar meu discurso."


"A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça."


"Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias."


"A educação já foi tida como mágica, podia tudo, e como negativa, nada podia. Chegamos à humildade: ela não é a chave da transformação da sociedade."


"Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência."


"Mudar é difícil mas é possível."


"O ser alienado não procura um mundo autêntico. Isto provoca uma nostalgia: deseja outro país e lamenta ter nascido no seu. Tem vergonha da sua realidade."


"Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada."


"A escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão."  

 

“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”


“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”


“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”


“O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.”


“O diálogo cria base para colaboração.”


“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.”


“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”


“Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”


“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.”


*** Entendeu os motivos pelos quais Paulo Freire desperta paixões e ódios?

A resposta depende de que lado da história vc se encontra...


Opressores x oprimidos!!!!

😉💪👊😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...