domingo, 12 de julho de 2020



Isolamento rendendo reflexões...

A luta de classes tem sido tema de oportuna e frequente reflexão pessoal. Tenho me ocupado desse tema particularmente, neste período de crises políticas, econômicas,  sociais, educacionais e de garantia de acesso aos serviços públicos em geral. Em razão do COVID 19 especificamente, aos serviços de saúde e assistência social devidos pelos Municípios,  Estados e União, à todos os cidadãos e cidadãs  brasileiros.
Somente se debruçando no estudo da "Psicologia das Massas" seria possível pontuarmos algumas manifestações coletivas de alguns nichos sociais, com olhar científico de pesquisadores. No entanto,  não tenho essa pretensão neste momento. 
Contudo, sinto necessidade de compartilhar com os amigos algumas reflexões. Como não podemos promover aglomerações, precisamos nos contertar com discussões em ambientes virtuais.
Ironicamente, a comunicação por meio das novas tecnologias e a utilização dessas tecnologias, como viabilizadoras de dispersão de ideologias, contitui-se em uma das questões  analisadas.
Bueno, começamos com a atual organização política de polarização. A extrema direita ganhou apoiadores  da conhecida direita, representantes de uma elite econômica, apoiadores do centro direita, representantes de liberais em ascensão e apoiadores classe média, resignados com sentimentos de não representatividade nos programas sociais dos governos populares e frustrados por não ascenderem ao patamar de elite brasileira, composta por executivos, industriais, agropecuaristas e políticos de carreira. Da esquerda, contabilizamos todo o restante populacional de servidores públicos, celetistas, informais, desempregados, pobres, agora miseráveis, que precisam de políticas públicas afirmativas e reparativas de direitos, política econômica inclusiva, programas/ linhas de créditos populares,  usuários dos serviços públicos de saúde,  educação, assistência social, usuários do transporte público...
Contudo,  como mencionado acima, a pequena elite brasileira ganhou o aporte eleitoral da direita, centro-direita e da classe média frustrada, possibilitando a representatividade no executivo e a maioria parlamentar no Congresso Nacional.
Mesmo sendo a maioria populacional, a classe trabalhadora está sendo esmagada pelo programa liberal instalado no Brasil. Existindo, somente pela tomada ao poder, a possibilidade de mudanças sociais e a seguridade de políticas públicas populares.
Porém, para tanto, a construção de uma consciência de classe se faz através da comunicação.
E quem tem o domínio dos meios de comunicação é a elite brasileira. Prova disso são o julgamento antecipado de Lula, pela maior emissora de TV aberta do país e a candidatura do Presidente Bolsonaro por Fake News e robôs disparadores de fake.
Não é de hoje que os meios de comunicação moldam a opinião pública, temos o exemplo da exploração feita por nazistas aos meios de comunicação de acesso das massas.
O facismo sempre se utilizou dos meios de comunicação de forma muito eficiente.
Mesmo que compreendemos a psicologia das massas e a importância fundamental da comunicação, levaremos muito tempo para conseguirmos utilizar os meios de comunicação como ferramentas que contribuem para a elucidação de fatos e verdades tidas como inquestionáveis pela extrema direita facista. Se é que um dia conseguiremos novamente à ascensão das massas ao Congresso Nacional e ao Planalto.
Enquanto isso, o projeto facista avança, destruindo o estado democrático de direito. O desemprego cresce diariamente. Trabalhadores são explorados, sem direitos trabalhistas ou previdência assegueada. O governo trabalhando à serviço privado, com bancos e grandes empresas lucrando com a política econômica neoliberal. Estado mínimo violentando os direitos constitucionais fundamentais da população. A violência sendo autorizada assim como, as mortes de pessoas negras, moradoras de comunidades. Mulheres, deficientes, LGTBs, povos da floresta estando desassistidos de políticas públicas. A educação pública sendo desmontada.
Aff! A convulsão social que experimentamos nos faz termos saudades dos tempos de paz e amor! Liberdade! Racionalidade! Democracia!
Ana Paula 
💪👊😘
#UmaBoaLuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...