terça-feira, 28 de junho de 2011

Volto a falar em Política ...

Não adianta fugir!
Somos seres sociais, essencialmente, ligados a política. Muito me aborrece o discurso..."Eu odeio política... odeio falar de política... não me interesso por política" etc, discurso mentiroso ou banhado por total ignorância sobre o universo político.
Não há escolha...será que gosto ou não gosto... poxa, é sobre a minha vida, sobre a tua vida, sobre a nossa vida, a forma como vamos viver, o que poderemos ou não fazer, sobre o que vamos ou não dispor, sobre quanto vamos pagar, pelo que vamos pagar e como vamos pagar, até sobre nossa liberdade. E ainda tem gente que não se interessa?
Qual é a tua companheiro? Vai deixar a vida correr e os outros resolverem tudo por você?
Sei que tens opinião, sei que sabes o que quer, acontece que não fomos ensinados a falar e sim ensinados a calar. Nossa democracia é recente, recente demais, mas, está na hora de começarmos a nos interessar pelas questões políticas de nosso país. Pois, as decisões refletem diretamente no nosso dia a dia e no legado que deixaremos aos nossos filhos. Afinal, que país queremos? Para que trabalhamos? O que buscamos?
Acredito, que todos, todinhos, possuem opinião formada sobre esses questionamentos e isso chama-se ideologia, que é baseada em princípios e valores morais, que dependem da história pessoal e personalidade. Geralmente, encontramos grupos de pessoas com ideologias de sociedade parecidas, ou seja, com objetivos em comum. Neste momento, teoricamente, distinguem-se as ideologias partidárias - dos Partidos Políticos.
Contudo, acredito que somos essencialmente, existencialmente, seres Políticos, embora, tenhamos negado nosso interesse pelo assunto (até mesmo por decepção). Nosso país precisa, nós precisamos, com urgência, da politização do povo. Enquanto nos mantermos anestesiados, obsoletos em frente a televisão assistindo às barbáries, ao caos social, ao sucateamento dos serviços públicos, não vai haver mudança, pois, não há pressão/ cobrança para que aconteça.
Sinceramente, acredito num futuro próspero, mas, com engajamento do povo, dizendo o que quer, o que precisa, para onde quer que vá o seu dinheiro (dos impostos), governantes escolhidos pelo povo para servir ao povo.
Não sei nominar isso...Sonho? Utopia? Ingenuidade? Ilusão? Ou será, simplesmente, crença nesta nação!
Ana Paula

Carga!

Para alguns de menos, para outros demais!
Não há uma medida exata do que cada um deve ou não carregar na vida, ou pelo menos não estamos cientes disto. O que se apresenta, muitas vezes, são cargas pesadas e de difícil carregamento para alguns, já para outros, vida fácil, cheia de benefícios e facilidades.
Entretanto, confirmo o ditado popular "não largamos na porta do outro o que veio para a gente carregar" , assim como, o ditado que acabo de criar, rsrsrs... os outros não devem pagar pelo meu pedágio! Ou seja, os outros não tem culpa por eu ter que carregar tamanha carga.
Tem carga que carregamos a partir de escolhas, daí nem podemos discutir, o negócio é tentar resolver quietinha. Porém, tem cargas que desabam em nossas cabeças, assim, do nada, de uma hora para outra, contrariando toda a lógica, a tal "bagunça" que a vida faz e essas dá vontade de chorar, espernear, chutar o balde, demoram mais tempo e energia para resolvermos, quando conseguimos resolver é claro!
Se a vida não sorri sempre para mim, vai ver é justamente aí que se encontra o que tenho que aprender nesta passagem... aprender a sorrir para a vida mesmo assim!
Se encararmos o problema de forma positiva, talvez tenhamos um retorno mais positivo que esperamos e ainda resguardamos os demais dos "respingos"  de mau humor, rsrsrsrsr.
Para tudo tem um jeito, menos para uma coisa "aquela".
Ana Paula

"...Pede um sorriso e paz no coração..."

O refrão de uma música já diz "pede um sorriso e paz no coração", é do que precisamos, somente disso, nada mais do que isso!
Se está tudo bem com o coração, torna-se inevitável o sorriso, se somos transparentes (e é isso que esperamos das pessoas), nosso rosto reflete nossas emoções e as emoções são contagiantes, tanto as positivas quanto as negativas.
Entretanto, devido à alguns acontecimentos que fogem ao nosso controle, ou seja, quando a vida "bagunça" com os planos da gente, nem sempre conseguimos paz no coração, mas, com certeza, buscá-la deve ser nosso objetivo maior.
E, mesmo que as coisas não andem bem, um sorriso não custa nada e como disse, emoção que contagia!
Afinal, os outros não tem culpa e muito menos devem pagar pela nossa carga.
Ana Paula 

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...