sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Adaptação!

As mudanças geram conflitos internos por provocarem "desacomodação/desequilíbrio" no sujeito.
Muitos desses conflitos internos, rapidamente são "assimilados/acomodados" e o novo contexto aprendido.
Entretanto, as mudanças nem sempre acontecem de forma tão natural e/ou passional. Pois, características biopsicossociais influenciam para que ocorra ou não essa "acomodação" pelo sujeito.
Contudo, o poder adaptativo do ser humano é impressionante e com isso se dá a evolução da espécie.
Os amigos devem estar se perguntando as razões de todo este blá blá blá. Então, logo explico-lhes!
Há duas semanas estou exercendo atividades num outro local de trabalho, a princípio, atividades que não competem a formação de educadora especial e à nenhuma de minhas especializações. Tão logo me deparei com o desafio, comecei a preparar "estratégias de sobrevivência", rsrsrsr... e utilizar dos meus conhecimentos para somar ao ambiente da instituição.
Novas propostas de ação foram traçadas e os objetivos iniciais da minha presença foram reformulados e, enfim, posso ter "utilidade" ao local, rsrsrsr!
Hoje, já consigo perceber como positiva esta "passada" pelo local (já que será de apenas um mês) pois, através de uma proposta de capacitação inicial para estagiárias, a troca de saberes sobre os mais diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, assim como a proximidade da teoria e a prática tem enriquecido as práticas pedagógicas.
E, a mim, proporcionado, mais uma vez, a capacidade de recomeçar das situações mais adversas possíveis.
Sem falar, nas amizades que tenho construído... um abraço apertado e um beijo babado ao Berçário.
Meu muitíssimo obrigada!
Ana Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...