sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Auto - crítica...

O exercício da auto-crítica tem me levado a profundas reflexões sobre minha forma de "ver" e "levar" a vida!
Procuro realizar esse exercício diariamente, às vezes, por mais de uma vez durante o dia, após situações que se apresentam.
Confesso, que muitas vezes revejo minhas atitudes, minhas palavras, para que em situação semelhante possa agir de maneira mais justa, humana, ética, claro que sempre medida pelo conhecimento construído etc.
Contudo, não são poucas vezes que firmo num posicionamento por achar o mais correto, coerente e com isso, acabo sendo "tirada" por algumas pessoas para "louca". Tempo depois, geralmente, a vida encarrega-se de mostrar, ou melhor, esfregar na cara dessas pessoas, que o posicionamento por mim apontado era o correto para determinada situação. Ou seja, a vida faz justiça, aponta erros, acertos, derrotas, vitórias etc.
Aqueles que não se apoderam do conhecimento e tomam decisões infundadas, arbitrárias, contraditórias, acabam sendo publicamente desmoralizados, acabam desistindo pelo caminho e para que isso ocorra não precisamos mover uma palha.
Ter a humildade em realizar a auto-crítica não é tarefa fácil, pois, o orgulho fala mais alto. Entretanto, acredito que seja uma forma de avaliarmos nossa própria conduta, de persistirmos ou não num posicionamento e, principalmente, de não nos deixarmos levar por fáceis discursos.
Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...