sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Desabafo!

Tem gente que acaba a graduação e é obrigado a sair para trabalhar, outros tem o privilégio de continuar só estudando, aí se encontra a "produção" dos intelectuais, dos teóricos (algumas vezes sem causa) e assim por diante.
Infelizmente, ou felizmente, me encontro no primeiro grupo.
Afinal, alguém tem que dar aula neste país e, claro, submeter-se a ser cobaia das teorias, muitas vezes furadas, do pessoal que continuou na academia.
O que seriam das escolas se só tivéssemos doutores? Fechariam?
Sim, porque doutor não aguenta sala de aula, é fácil ser intelectual e ditar regras para os babacas nas escolas seguirem, afinal, as "professorinhas" servem para isso, rsrsrrssr...
E aí, se der certo, seus nomes são colocados em um altar, se der errado, a professorinha quem fez tudo errado.
Tudo bem! Quem está na escola de hoje não deve bater bem, somente pelo fato de ter escolhhido tamanha loucura.
Sim, porque vamos combinar, olhem para dentro das escolas e me digam que circo é esse.
Mas, também, não precisam nos subestimar.
Não entendo como um sujeito pode criar teorias sem nunca tere entrado numa sala de aula, nem saber que na escola é uma fartura, "farta" tudo, inclusive, vontade de mudar.
Muitas coisas não estão escritas nos livros que carregam nas pastinhas de couro, seus sapatinhos não conhecem o barro das periferias onde temos que nos enfiar, muito menos imaginam o que é ter que obter resultados de uma criança que vai para aula com frio, fome e medo.
Acredito, na necessidade de formação continuada, entretanto, numa formação que se origine da realidade, que consiga aliar prática e teoria na resolução de problemas e, a partir disso construção de novos saberes.
Se um dia encontrar um curso que se proponha a isso, voltarei à academia.
Enquanto isso, continuo sendo, com orgulho, uma mera "professorinha", meio rebelde, mas, rebelde com causa, rsrsrsr...
Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...