quinta-feira, 16 de junho de 2011

O "academicismo", cuidado!!!

A academia é importante?
Para minha vida sim! Não consigo ficar longe da universidade, mas, nem tão perto que ela possa terminar comigo, rsrsrsrrs...Peraí que explico!
Ela transforma o sujeito, seu jeito de pensar, olhar para o mundo e resolver problemas. Objetivamente, é para isso que ela serve.
Entretanto, tem gente que acredita que por ter um curso superior é melhor que os outros. Coitado de quem pensa assim, tão pequeno e ignorante é seu pensamento... curso superior no Brasil é uma questão de oportunidade, oferecida, ainda, à uma minoria, à uma elite (apesar, de termos avançado muito nos últimos anos). Quem consegue concluir um, representa uma minoria populacional que teve acesso ao ensino superior, num país de analfabetos funcionais. Neste caso, até concordo que a pessoa tem sim um diferencial, mas é na parcela de responsabilidade social que deve assumir, porque através do seu trabalho, da sua atuação, deverá propor formas de resolução de problemas, que não são poucos, em nosso país.
Contudo, tem gente que acha que o diferencial é outro...que é melhor que as outras pessoas e tem maior valor na sociedade. Quem pensa assim, é porque faltou à primeira aula, mas, não na academia, em casa mesmo, que é o lugar onde aprendemos a ser "gente". Não aprendeu que não valorizamos pessoas pelo que elas tem ou pelo cargo que ocupam, mas, sim deixamos que ocupem espaços em nossas vidas pela forma como se portam, seu caráter, personalidade, princípios, valores etc. E isso meus amigos, não encontramos, construímos ou nos apropriamos na universidade, isso vem de berço.
Antes de você ser especialista, mestre ou doutor, sugiro que aprenda a ser gente, gente como a gente!
Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO O dia 8 de setembro foi declarado dia internacional da alfabetização pela UNESCO em 26 de...